-->
sexta-feira, 16 de maio de 2014

Quando fim também quer dizer um novo começo

Abril não foi fácil. Eu até escrevi um post sobre ele, dos mais mal humorados, diga-se de passagem, mas desisti de postar. Não era justo que depois de quatro meses sem aparecer por aqui eu voltasse com reclamações. Porque o universo ouve (né, Anna Vitória?). E não só ouve como também providencia que tudo aquilo se torne realidade -às vezes sabiamente, às vezes da forma mais torta possível-. Como não queremos que ele entenda errado, vamos jogar o jogo dele seguindo algumas regras, e a primeira delas é não propagar aos quatro ventos coisas que não valem à pena. O que segue, pelo contrário, valeu e ainda vale muito: hoje só vou agradecer.

Hoje eu li em algum lugar que há sempre alguém à espera da pessoa que vamos nos tornar. Isso porque, de acordo com o mesmo texto, estamos sempre no lugar certo, aquele em que devemos estar, e com quem devemos estar. Um fim, portanto, nem sempre é um fim e só. Pode ser um fim com um novo começo. Um fim inesperado, mas ainda assim nosso, necessário. Se você ainda não entendeu sobre o que esse post se trata, eu explico: há pouco mais de um mês um ciclo da minha vida se encerrou. Um relacionamento. Prefiro acreditar que só o que se foi, na verdade, foi um status. O relacionamento permanece, de outra forma, mas ainda assim está aqui.

E é por esse tempo maravilhoso que vivi, o meu tempo, com ele, que eu vim agradecer. Em primeiro lugar, há algo que vocês precisam saber pra que entendam minha aparente serenidade pra lidar com o assunto: foi consensual, foi amigável, foi exatamente como deveria ser. Isso acontece quando duas pessoas se amam de verdade, mas não mais como antes. Quando o amor se transforma e deixa de lado a paixão pra ser só carinho, amizade, respeito, cuidado. Ninguém espera por isso, ninguém consegue ver tal coisa chegando. Só acontece. E quando acontece, acreditem, o mundo também desaba. A ausência das palavras duras e dos móveis quebrados não torna tudo mais fácil. Pelo contrário.

É sempre mais difícil quando não existe um culpado, alguém pra descontar a raiva da decepção de não ter "dado certo". E é dessa forma que os primeiros minutos do fim te fazem pensar. Ainda bem, eu repito todos os dias, existe o tempo. E os amigos. Só eles são capazes de te fazer deixar de lado a ideia da falha e perceber que deu certo, sim, mas que nem toda fórmula se encaixa pra sempre quando as variáveis também se transformam. Eu mudei, ele mudou. Pro bem, pra melhor. Em direção à quem ainda vamos nos tornar. E sempre existe alguém à espera de quem vamos nos tornar, certo?

Se a fórmula já não cabe mais porque as variáveis agora são outras, de nada adianta tentarmos chegar a algum resultado com ela. Obsoleta é a palavra. Mas ainda podemos buscar outra equação levando em consideração quem somos agora. E é exatamente isso que estamos fazendo. Testando coisas aqui e ali, subtraindo algumas coisas e multiplicando outras. O que a gente sabe é exatamente onde isso vai dar: no começo. Porque, antes de tudo, éramos amigos. Quase melhores amigos. E se não houve atrito nem mágoa, e se ainda nos amamos e respeitamos e nos preocupamos um com o outro, por que nos tornaríamos completos estranhos? Tanto quanto não faz sentido, não é isso que vai acontecer.

Nesse caso, o universo foi sábio, mas também torto. Ainda assim, é a nossa vida, a nossa história. É clichê dos mais usados, mas eu faria tudo novamente. Sairia de casa aos dezessete, atravessaria o país quase sozinha (exceto por ele) e viveria todos aqueles dias de novo. Aqueles em que brigamos, em que ficamos deitados mergulhados no tédio vendo a vida passar. Aqueles em que a saudade apertava e ele fazia dos próprios braços minha muralha, minha casa. Aqueles em que morri de orgulho de ter ao meu lado alguém como ele, em que tive certeza de que, apesar dos riscos e da aparente insanidade, eu havia feito a escolha certa. A melhor escolha.

Dessa vez, nós fizemos a escolha certa. Juntos. Escolhemos o amor, ainda que não da forma como todos esperam, não da forma convencional. Porque amizade também é amor. É de onde viemos e pra onde vamos. É mais forte que paixão e a prova disso somos nós. Por isso hoje eu quero agradecer pela felicidade de um amor tranquilo, que agora se transforma, como tudo nessa vida, e começa de novo. O status do compromisso se foi, as convenções idem. Ficou o que importa, afinal, e a certeza de que sempre teremos um ao outro depois de tudo que fomos capazes de suportar juntos. Ficam também as lembranças, só as boas, porque são essas que devemos manter.

Hoje a casa está um pouco mais vazia. Foram-se os móveis, as roupas, a rotina a dois e tantas outras coisas que nesse momento fazem parte de um passado do qual sempre vou me orgulhar. O dedo já não carrega mais a aliança (e eu não sei se o teria feito tão cedo sem a melhor ajuda que alguém poderia ter -amo vocês, amigas), e até já começou a tratar de apagar a marca que cinco anos deixaram no anelar. Mas todas essas coisas realmente não importam. O material e o físico nunca foram realmente a melhor parte de tudo isso. E a melhor parte, essa ainda se mantém. O coração ainda está cheio, apesar de um pouco bagunçado. Metade é aquilo que fomos, e a outra, aquilo que estamos nos tornando.

Hoje eu entendi. Hoje eu me senti feliz e leve como nunca, pela sorte dupla que o universo parece ter reservado pra mim: a de ter vivido um grande amor e a de poder chegar ao fim sob a luz de um novo começo (pra mim, pra ele e pra nós). Por isso, muito obrigada, Sr. Universo. Vê se pega leve daqui pra frente.

12 comentários:

  1. Que texto incrível. Daqueles que dá vontade de levantar e aplaudir de pé, depois pular num abraço infinito. Você não tem ideia do quanto te admiro pela maneira de lidar com tudo que tem ocorrido e muito menos do quanto torço para que seu novo começo te traga todas as alegrias que você precisa. Essas coisas acontecem só pra gente provar pra gente mesmo que é incrível e, olha só, você é. Plenamente incrível.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O amor é que é importante, com o resto a gente lida. É muito triste quando um relacionamento que era pautado no amor vira ódio. Ou pior, vira nada. Porque as pessoas não ficam tanto tempo na nossa vida, de uma forma tão extrema, pra depois sair andando como se nada tivesse acontecido. Fica a saudade, fica a estranheza, mas também fica o amor. E amor nunca é demais. O mundo muda, a gente se adapta. Eu tenho certeza que tem alguém muito maravilhoso para a nova você, e enquanto isso sempre tem a gente. E como amor sempre ajuda, saiba que eu também te amo, viu? <3

    ResponderExcluir
  3. Amiga, já disse que tenho muito orgulho de você? Eu tenho muito orgulho de você! Por um monte de coisas, mais principalmente pela sua coragem. A história de vocês é extraordinária e fico feliz que você tenha essa lucidez de reconhecer que não é porque acabou que deu errado. Lembra que estávamos conversando ainda no Rio que as pessoas, no geral (me incluo nessa), tem muita dificuldade de aceitar que tudo tem um fim, e essa é a vida. Que fica muito mais fácil de ser vivida quando aceitamos e abraçamos essa verdade sobre a qual não temos controle nenhum e abrimos os braços pro que tem de vir. E é isso que você e ele estão fazendo, e é por isso que eu acredito que daqui pra frente só virão coisas melhores. Lembro agora de um texto lindo da Marie onde ela escreve que a melhor coisa que podemos desejar pra nós mesmos e pros outros é que nunca paremos de mudar, porque a estagnação nos separa de todas as aventuras que temos que viver e da pessoa melhor que podemos nos tornar.
    Que essa nova jornada seja maravilhosa!
    Fique firme <e amo você!

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso amiga. Eu tenho muito orgulho de você, e muita, muita admiração pela sua força, sua cabeça, e mais ainda: seu coração. O tipo mais sensacional de pessoa que existe é o tipo que sabe ser prudente na hora da raiva, e enxergar luz de começo em cada ponto final. Amo que o universo faz sentido e, para um momento de grande dor na sua vida, preparou terrendo te transformando n'a gente. Estaremos sempre juntas nessa. Sempre. Em todos os começos, meios, e fins. Dá a mão aqui, amiga. Eu te amo demais!

    ResponderExcluir
  5. Giu, que texto delicado. Fiquei com um nó na garganta, apesar de tudo... mas mais leve com o final. Que você seja feliz muitas vezes.

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
  6. Que texto incrível, Giu. <3 Eu, assim como todas as suas amigas, quero muito que você seja o mais feliz possível nessa vida porque você merece. Todas merecemos. E que essa perspectiva positiva sempre te acompanhe, te abrace e te faça sorrir para as coisas que o universo te reserva. E que seja leve, claro. Amei essa reflexão em cima do ciclo da vida e concordo com tudinho e um pouco mais.
    Desejo muito que essa nova fase da sua vida seja surpreendentemente boa! <3 Te amo, mosquita!


    obs: quero ser que nem você: uma pessoa cabeça, firme e, como a Analu disse, prudente. Te admiro demais da conta.

    Beijos <3333333

    ResponderExcluir
  7. Ninguém nasce preparado para os fins que a vida nos trás, sejam eles quais forem.
    O fim é sempre doído e sem um culpado, imagino ser mais doloroso mesmo. Mas menina! Que coragem e maturidade viu?! O mundo seria um lugar melhor se todo lidassem assim, com as situações.
    Não é porque acabou que não deu certo né? Que guardemos as coisas boas e as lições! Aprendi muito com você hoje. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Giu, que texto lindo e assustador. Parece que alguém me deu um murro no estômago, sabe? Eu acho incrível essa capacidade de vocês dois de perceber que não é porque acabou que deu errado. Deu certo. Certo por um tempo x. Como eu te disse uma vez, tenha certeza de que o que a vida tem guardado pra você é uma fase nova e maravilhosa. Que cada fase seja melhor que a última. E que toda vez que elas acabarem, que elas te tragam aprendizado e amor, acima de tudo. Você é incrível. Te amo <3

    ResponderExcluir
  9. Amiga linda, demorei um pouco, mas estou aqui para dizer que você é uma das pessoas mais incríveis que eu conheço. É preciso muita maturidade para, na dor, relembrar os momentos bons. Nunca acreditei nessa história de 'se acabou, não era amor de verdade'. Foi de verdade, sim! O fato de ter chegado ao fim não apaga tudo o que vocês viveram e o tanto que cresceram juntos. Fico imensamente feliz por você conseguir enxergar isso. E espero ter te ajudado pelo menos um pouquinho nos momentos ruins <3 Agora é olhar para frente e aguardar o amanhã lindo que o sr. Universo pintou pra ti. Te amo muito, muito, muito <3

    ResponderExcluir
  10. Acho que essa é a primeira vez que eu visito o blog e me deparo com um texto tão íntimo e tão carregado de sentimento. Confesso que fiquei um pouco temerosa do rumo que ele iria levar, como comentaram, fiquei com um nó na garganta. Mas logo percebi que não era nada superficial e sim os sentimentos mais profundos de alguém que fez questão de exteriorizá-los com maturidade e de forma um tanto quanto visceral. Achei lindo poder conhecer um pouco de você nessa nova fase e desejo tudo de melhor pra você. Que as coisas continuem mudando e tomando sua forma de um jeito tão bom que nem você imaginaria melhor se pudesse escolher.

    Os momentos ruins parecem durar uma eternidade, né? É sempre assim. Os bons passam tão rápido e os ruins permanecem infinitas vezes mais. O fato é que, como você próprio fala no texto, não podemos nos render, nos deixar levar pela negatividade. Precisamos, realmente, acordar e saber que apesar de todas as coisas ruins, há uma nova chance de buscar ser melhor. Nada de se abater. A tempestade vem pra lembrar quão bonito é o sol que vem depois, trazendo o arco-íris com um pode de ouro lá no final. Ok? Não esquece disso.

    Ps: essa música é linda!

    macabea-contemporanea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Estou quase um mês atrasada, mas acho que agora que te vi lidar com isso ao vivo posso dizer com toda certeza do mundo que estou muito orgulhosa de como você encarou tudo. Sabe, não é qualquer pessoa que começa um relacionamento tão cedo, se empenha tanto nele e consegue ser madura o suficiente pra perceber a transformação necessária dele. É algo que merece reconhecimento, porque pessoas são seres confusos e no meio do turbilhão de emoções acabam confundindo mais as coisas. Mas vocês não fizeram isso, encararam e souberam preservar o que construíram durante esse tempo.
    E essa coisa de ter alguém esperando pela pessoa que você vai se tornar, hein? Dá um calor bom no coração. Vou levar pra vida.
    Beijo, amiga <3

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto, Giu!
    Quanta maturidade e serenidade. Porque sei que não foi e nem deve estar sendo fácil, mas como você disse tão bem "E sempre existe alguém à espera de quem vamos nos tornar, certo?".
    Nunca te disse antes, mas te admiro muito. Você é muito decidida, determinada e vai atrás do que quer. Você é incrível!

    ResponderExcluir